VIOLÊNCIA NO BRASIL
Assaltos. Mortes. Medo. Essas palavras descrevem o cenário contemporâneo brasileiro. Existem diversas formas de violência, tais como a física, moral, psicológica
entre outras. Com isso, surge o conjunto de problemas advindos da violência no Brasil que persiste, ora devido desigualdade social, ora a leis falhas e omissas.
Durante a primeira revolução industrial, ocorre um grande êxodo rural em busca de empregos e melhores condições de vida. Indubitavelmente, o crescimento desenfreado de capitais não foi acompanhado pela infraestrutura urbana, gerando problemas de ordem estrutural e social.
A falta de oportunidades e perspectivas, acaba por gerar uma grande parcela de pessoas tendendo ao crime, o que gera a proliferação da marginalidade e, consequentemente, da criminalidade que vem acompanhada pela violência, esta que gera um circulo vicioso e perpetuado envolvendo todas as classes sociais.
Infere-se, portanto, que a violência é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim cabe ao Governo Federal melhorias com urgência do sistema educacional, na saúde, nas oportunidades de emprego, dentre outros fatores. Já o Código Penal, deveria passar por uma intensa reforma, visando leis mais árduas e funcionais. O que é essencial para um Brasil sem reféns da sociedade.
Violência nos dias atuais
Não é de hoje que o cidadão brasileiro ouve falar do poder das facções. Entretanto, quase sempre as notícias se referem ao PCC, nascida em São Paulo, e ao CV, originado no Rio de Janeiro.
Como o Estado não é capaz de diminuir a incidência de crimes, o déficit de vagas no sistema carcerário só aumenta e atualmente é de 167 mil vagas
O que é violência?
Violência é um termo amplo que geralmente se refere ao uso da força física, psicológica ou emocional para causar dano, sofrimento ou controle sobre outra pessoa ou grupo. Pode manifestar-se de diversas formas, incluindo violência física direta, como agressão física, violência psicológica, como intimidação ou humilhação, violência verbal, como insultos ou ameaças, e violência estrutural, que se manifesta em desigualdades sistêmicas e injustiças sociais. A violência pode ocorrer em muitos contextos, incluindo relações pessoais, comunitárias, institucionais e níveis mais amplos, como violência política
A violência no Brasil é um problema multifacetado que abrange diversos contextos, incluindo violência urbana, doméstica, policial, rural e institucional. Manifesta-se em formas como homicídios, assaltos, violência de gênero, abusos policiais e conflitos agrários. Raízes profundas como desigualdades socioeconômicas, corrupção e impunidade reduzidas para sua persistência.
FACÇÕES CRIMINOSAS BRASILEIRAS
Nos becos, vielas e quebradas. Em mansões, apartamentos de alto padrão e carros de luxo. Nas regiões de portos e na fronteira seca. No mar, em rios, na terra e no ar.
Não existe um local no Brasil em que não haja a presença e a atuação de organizações criminosas. O país tem pelo menos 53 facções criminosas em atividade, com registros de atuação nas 27 unidades federativas.
Com base em investigações e monitoramentos de diferentes órgãos dos governos federal e estaduais – como Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e secretarias de Segurança, além de promotorias e tribunais de Justiça-, o dado foi compilado durante viagens realizadas às cinco regiões do Brasil, no segundo semestre de 2021, pelos repórteres Luís Adorno, Tiago Muniz e Márcio Neves, com coordenação de Thiago Samora e chefia de André Caramante, por meio do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV.
O Brasil também registrou 39.961 homicídios dolosos em 2024
No período, foram apreendidas 110.019 armas de fogo….
De acordo com os dados obtidos pelo jornal, o CV está presente em presídios de 21 estados, seis a mais do que em 2022. Já o PCC está em 23 estados, dois a mais do que no ano anterior.
Na região Norte, o CV assumiu o controle do tráfico de drogas no Amazonas após o enfraquecimento da facção Família do Norte, que dominava o estado. Brigas entre os três fundadores presos em penitenciárias federais levaram ao colapso do grupo.
PCC, FDN e Comando Vermelho estão entre as maiores organizações criminosas brasileiras, segundo Ministério Público dos estados e as polícias
O sucesso na repressão desse fenômeno criminoso, necessariamente perpassa pela interlocução permanente dos mais diversos estamentos que reprimem os crimes nas mais diversas modalidades, por exemplo, o investigador que trata de crimes fiscais, junto com o que trata da lavagem de dinheiro e escamoteamento de capitais, com os que tem como atribuição o combate ao tráfico de drogas e ao homicídio.