GUERRA UCRANIA X RUSSIA
NOSSA RESPOSTA SERÁ NUCLEAR
Nesta quinta feira 30 de maio o presidente biden finamente flexibilizou as restrições impostas a Ucrânia para o emprego de armas Norte- Americanas, no âmbito da invasão russa . guerra
antes dessa flexibilização a posição dos Estados Unidos era Bem restritiva
impedindo totalmente a ucrania de usar Armas norte-americanas contra alvos russos
dentro de territorio russo, permitindo o emprego dessas armas contra alvos militares russos
localizados em territorio ucraniano sob ocupação militar russa
Por isso armas como atacames com alcance de até 300 km nao podiam ser usadas contra os importantes depósitos russos
de armas e munições espalhados em território russo ao longo de toda a fronteira ucraniana
Putin é um grande perigo para o mundo: aumentam ameaças nucleares, Guerra
A Ucrânia parece perdida o chefão russo eleva o tom das chantagens envolvendo a guerra do fim do mundo
contudo o que não levar a sério as ameaças cada vez mais radicais feitas por Putin? Por que achar que é só um show e não uma declaração de intenções?
No entanto, as chantagens subiram de tom. Antes relegadas a seus subordinados, agora estão sendo feitas por Putin pessoalmente.
Porém uma guerra onde a criatividade tem sido um aliado de quem está na linha da frente. “Pesadelo” é só um exemplo disso.
A guerra entre Ucrânia e Rússia
Desencadeada pela invasão russa do território ucraniano em fevereiro de 2022, permanece um conflito de alta complexidade e tensão, resistindo ao tempo e desafiando previsões. Analisando as informações mais recentes e avaliações de especialistas, é possível compreender a dinâmica atual
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia teve início com a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, desafiando as negativas iniciais do governo russo, que apresentou uma “lista de demandas” para reduzir as tensões na Europa.
porém estas demandas incluíam a diminuição das tropas da Otan no Leste Europeu e o veto permanente à entrada da Ucrânia na aliança militar. A invasão ocorreu semanas após a apresentação desta lista, alterando drasticamente o cenário geopolítico na região.
A guerra Ucrânia X Rússia acabou? Como está o cenário atual
Segundo o general norte-americano reformado Ben Hodges, ex-comandante-chefe das forças terrestres da Otan na Europa, a guerra na Ucrânia não está destinada a ser um conflito de longo prazo. Ele destaca, à imprensa, que o ponto-chave para Putin deixar a guerra seria perceber a impossibilidade de alcançar a vitória. Entretanto, as análises atuais divergem, com algumas fontes indicando que a Rússia fortaleceu suas linhas de defesa de maneira impressionante, tornando a situação desafiadora para a Ucrânia.
No cenário atual, diversas dinâmicas geopolíticas, estratégias militares e desenvolvimentos regionais moldam a continuidade desse conflito que persiste em desafiar prognósticos. Vamos analisar os principais elementos do cenário atual.
Situação territorial e estratégias militares, Guerra u
As forças russas mantêm controle sobre aproximadamente 20% do território ucraniano, apesar de terem perdido o controle de áreas-chave, como Kherson, no sul. O conflito em Bakhmut e Adviivka, em Donetsk, continua a ser caracterizado por combates prolongados e custosos, marcados por avanços limitados em solo controlado pelas forças inimigas.
Impacto do inverno no hemisfério norte
Com a chegada do inverno, a tendência histórica sugere uma redução nos combates, mas não uma pausa na guerra. O desafio muda para os ucranianos, pois as ameaças e desafios relacionados ao clima rigoroso se tornam proeminentes. Possíveis ofensivas russas contra infraestruturas críticas, como sistemas de aquecimento, são consideradas estratégias para pressionar a população ucraniana.
Perspectivas políticas e eleições
A mudança nas dinâmicas políticas pode impactar o comprometimento contínuo do Ocidente em apoiar a Ucrânia. As declarações do ex-presidente Donald Trump sobre a possibilidade de resolver o conflito em “24 horas” e sua liderança provável dentro do partido republicano intensificam a complexidade política em torno da guerra.
conclusão
Embora a Ucrânia tenha recebido significativo apoio financeiro e militar dos Estados Unidos e da União Europeia, dados do Instituto Kiel indicam uma queda de 90% nas promessas de dinheiro entre agosto e outubro de 2023 em comparação ao ano anterior. O contexto político internacional, incluindo a iminência da eleição presidencial nos Estados Unidos, pode impactar o suporte contínuo à Ucrânia.
A determinação das partes envolvidas e o suporte da comunidade internacional serão decisivos para moldar o desfecho da guerra entre Ucrânia e Rússia, que continua a impactar a estabilidade na Europa e além.